Comissão Europeia convida regiões e comunidades a aderirem à Missão: Adaptação às Alterações Climáticas

Participação aberta e não competitiva
 

A Comissão Europeia lançou um convite às regiões e comunidades da União Europeia (UE) para aderirem à Missão: Adaptação às Alterações Climáticas. Esta missão pretende apoiar 150 regiões e comunidades na sua transformação para a resiliência climática, ajudando-as a entender, preparar e gerir os riscos induzidos pelas alterações do clima.
 

A adesão à iniciativa colocará as regiões e comunidades na vanguarda da inovação na transição para uma Europa mais resiliente. A Estratégia de Adaptação da UE define como nos podemos preparar melhor para os inevitáveis ​​impactos climáticos e eventos climáticos extremos e esta Missão contribui para colocar esta estratégia em prática e adaptá-la tendo em conta a realidade de cada região e/ou comunidade.
 

As regiões e comunidades que tenham interesse em participar nesta Missão, podem expressar a sua vontade através de um questionário. O inquérito disponibilizado pela UE procura, também, compreender as principais questões e quais os desafios que as autoridades locais e regionais enfrentam na adaptação aos impactos das alterações climáticas. Depois de analisadas as respostas, as regiões e comunidades que demonstrem compromisso com a missão, serão convidadas a assinar o Pacto da Missão.
 

A participação neste inquérito é aberta e não competitiva. Todas as candidaturas recebidas serão avaliadas em conformidade. Não há prazo de submissão, mas a Comissão Europeia espera poder anunciar as primeiras regiões/comunidades no princípio de junho de 2022.
 

De salientar que, neste âmbito, estão também abertas, até 12 de abril, candidaturas para projetos de investigação e inovação em colaboração internacional. As oportunidades de financiamento das missões podem ser consultadas no

Programa de Trabalhos das Missões 2021-22.

Saiba mais sobre a Missão Adaptação às Alterações Climáticas aqui.

FAQ – Missão Adaptação às Alterações Climáticas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Classifique este conteúdo

Obrigado por submeter a sua classificação.