Economia circular desafia alunos do ensino profissional da cidade
Cerca de 80 alunos de cinco turmas do 10 e 11.º ano, inscritos no ensino profissional em escolas do Porto, participaram, esta manhã, numa sessão sobre economia circular, no Teatro Rivoli.
A palestra está inserida no projeto municipal dirigido às escolas profissionais “R’circular”, lançado este ano letivo, através do Centro de Educação para a Sustentabilidade do Covelo.
A abertura da manhã de trabalhos esteve a cargo do vice-presidente da Câmara do Porto e vereador com o Pelouro do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, que explicou que “a economia circular é uma das importantes áreas de trabalho do Município do Porto, juntamente com as alterações climáticas e as soluções de base natural”.
“Este é um projeto [“R’circular”] que segue as linhas do que queremos fazer cada vez mais: trabalhar com grupos de jovens que possam conhecer a realidade na área da sustentabilidade, tomar contacto com os conceitos chave para a política europeia e nacional, conhecer técnicas de análise do ciclo de vida dos produtos e desenvolver os seus próprios projetos, seja no seio da escola ou até noutros ambientes”, disse o responsável.
O projeto, que se irá se estender durante o ano letivo 2022/23, pretende colocar os alunos em contacto direto com quatro iniciativas de Economia Circular presentes no Porto, nomeadamente: Fruta Feia, Mycloma, Skizo e Replay, que marcaram presença nesta sessão.
O grupo era composto por alunos e professores da EB 2,3 Leonardo Coimbra, Escola Artística Soares dos Reis, Profitecla e Escola de Moda do Porto.