Elétrico, híbrido, gasolina ou gasóleo. Qual sai mais barato?

Elétrico, híbrido, gasolina ou gasóleo. Qual sai mais barato?

A alta dos combustíveis está a empurrar cada vez mais condutores para os carros elétricos. Mas serão a solução mais económica em todos os casos?

 


Se perguntar a quem trabalha num stand de automóveis o que por estes dias mais procura quem lá entra, é muito provável que a resposta seja: um carro elétrico. As vendas já vinham a crescer e o preço recorde dos combustíveis acelerou a tendência.
 

Segundo dados divulgados pela Associação de Utilizadores de Veículos elétricos, em setembro foi batido o recorde mensal de vendas de carros 100% elétricos em Portugal, com 1.551 veículos comercializados, o dobro do mesmo mês no ano passado. Nos nove meses de 2021 já se venderam 19.673 veículos elétricos.
 

Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, detalha que 6% dos veículos ligeiros vendidos entre janeiro e setembro foram elétricos puros, 20% foram híbridos, 34% foram a gasóleo e 38% a gasolina. O que representa uma revolução num mercado que até há muito poucos anos era dominado pelo diesel.
 

Basta consultar algumas opções para perceber que os motores da moda obrigam a desembolsar muito mais euros do que os irmãos a combustão. Para a equação da poupança fazer sentido, é preciso que aquilo que se paga a mais seja compensado pelo menor custo de utilização. É aí que o elétrico esgrime os seus argumentos.
 

A primeira diferença está no custo da energia. Tomemos como exemplo um Nissan Leaf com um motor de 110 kW e que consome 171 Wh/km. Considerando o preço de referência da Galp para um carregamento em vazio com o cartão Galp Eletric (0,15 cêntimos por kWh), custa 2,55 euros percorrer 100 quilómetros. Se o carregamento for feito na rua é preciso juntar os 0,1657 cobrados pela Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, o que perfaz 2,72 euros.
 

Tendo em conta os preços mais recentes da Direção-Geral de Geologia e Energia, percorrer 100 quilómetros numa automóvel a diesel que gaste 5 litros obriga a pagar 7,69 euros (gasóleo simples a 1,538 euros o litro). Se o combustível for gasolina (1,723 euros o litro), a fatura sobe para 8,6 euros. Já agora, se for GPL o mesmo consumo fica em 4,74 euros (0,79 euros por litro).
 

Depois há as revisões, que também ficam mais em conta num automóvel elétrico. A manutenção é menos frequente — não é preciso mudar o óleo do motor, por exemplo — e mais simples, porque o sistema do motor elétrico tem menos componentes móveis. Não há filtros de ar (só do habitáculo) e de combustível, filtro do óleo, velas ou correias de distribuição que encarecem a ida à oficina. Quem usar o sistema de travagem regenerativo, além de carregar a bateria, também poupa nas pastilhas dos travões. As marcas recomendam à mesma a passagem pela oficina a cada 15 mil quilómetros, mas a fatura será sempre mais pequena, salvo algum problema mais complexo.
 

Por fim há a fiscalidade. Helder Pedro assinala que os elétricos “têm isenção de imposto na compra e não pagam Imposto Único de Circulação”. Para as empresas, têm ainda a vantagem de não pagarem tributação autónoma, que também é mais reduzida nos híbridos plug-in. “Em algumas cidades não se paga o estacionamento público, mediante a colocação de um dístico”, lembra ainda.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Classifique esta notícia

Obrigado por submeter a sua classificação.