Empresas devem adotar práticas de Economia Circular
As empresas devem adotar modelos de economia circular para atender às demandas dos consumidores e mitigar riscos futuros da cadeia de suprimentos. À medida que os consumidores se tornam mais exigentes e desafiadores para que as empresas sejam responsáveis, eles se voltam para aquelas que adotam práticas circulares.
De acordo com o último relatório do Capgemini Research Institute, Circular economy for a sustainable future: How organizations can empower consumers and transition to a circular economy (ou em livre tradução para o português Economia Circular para um futuro sustentável: Como as organizações podem empoderar os consumidores e fazer a transição para uma economia circular), mais de sete em cada 10 consumidores desejam adotar práticas circulares, como a redução do consumo geral (54%), compra de produtos mais duráveis (72%) e manutenção e reparo para aumentar a vida útil do produto (70%).
Em contraste com o modelo linear, uma economia circular é regenerativa e visa desacoplar gradualmente o crescimento do consumo de recursos finitos. Para os consumidores, isso significa comprar produtos duráveis que são recicláveis ou feitos com materiais reciclados; mantê-los em uso por um longo tempo por meio de manutenção e reparos eficazes, ou garantindo ações responsáveis de fim de vida para que pouco ou nenhum desperdício seja gerado. Para as empresas, inclui o desenvolvimento de produtos e modelos de negócios que eliminem o desperdício desde a concepção, reduzindo o uso de matéria-prima e planejando a devolução/recuperação de produtos e embalagens, entre outras ações.