Inteligência Estratégica

Esta é uma ação estruturante do projeto pois contempla um conjunto de atividades desenvolvidas em prol da produção de conhecimento científico e tecnológico em torno dos três domínios do projeto, bem como o levantamento e sistematização de casos de sucesso e boas práticas empresariais:


Relatório de benchmarking das melhores práticas de economia circular

Estudo original produzido através da realização de benchmarking nacional e internacional estratégico a iniciativas e práticas de economia circular de referência nas PME, nomeadamente as industriais. Desenvolvimento de um repositório com o registo e pesquisa das melhores práticas empresariais no contexto da economia circular, que possam ser utilizadas pelas empresas como modelos de desenvolvimento.


Relatório de benchmarking das melhores práticas de descarbonização/ transição energética no setor empresarial

Estudo original produzido através da realização de benchmarking internacional estratégico a iniciativas e práticas de referência em matéria de descarbonização/transição energética nas PME.
Desenvolvimento de um repositório das melhores práticas empresariais no contexto da descarbonização/ transição energética, orientadas para a implementação de ações concretas nas áreas das tecnologias de baixo carbono, energias renováveis, infraestruturas smart, mobilidade sustentável, edifícios e digitalização, entre outros, com especial foco no levantamento de iniciativas piloto de I&D no domínio da eletrificação de processos industriais em curso à escala europeia e internacional.


Relatório sobre tendências sobre Economia Circular e Descarbonização/ Transição Energética para as PME

Estudo original produzido através da realização de benchmarking internacional de ações de natureza macro, designadamente em matéria de políticas públicas e de ações de eficiência coletiva, com recurso a técnicas de desk research e à interação com stakeholders relevantes.
Esta análise permitirá não só identificar e caracterizar a distância de Portugal aos países líderes em matéria de economia circular e descarbonização/ transição energética, mas também antecipar as principais tendências e forças que influenciarão as PME nacionais.


Guia de tecnologias disruptivas da Indústria 4.0 que poderão potenciar a economia circular e a descarbonização/ transição energética no setor empresarial

Estudo original produzido através da análise das tecnologias disruptivas da Indústria 4.0 que poderão potenciar a economia circular e a descarbonização/ a transição energética no setor empresarial. Este estudo desencadeará o desenvolvimento de um guia de apoio com a apresentação das tecnologias com maior poder de aplicação na introdução de práticas circulares e de descarbonização/ transição energética, com exemplos práticos e alguma análise das soluções disponíveis no mercado.