T+, A ferramenta de diagnóstico de sustentabilidade
T+, A ferramenta de diagnóstico de sustentabilidade para as
pequenas e médias empresas da indústria do Turismo
O NEST - Centro de Inovação do Turismo lança hoje o T+, uma ferramenta de diagnóstico de sustentabilidade para as pequenas e médias empresas da indústria do Turismo (alojamento, agências de viagens, agentes de animação turística, organização de eventos, turismo rural e parques de campismo, entre outros). Tem como objetivo avaliar a pegada de carbono das PME do setor, sensibilizar as pequenas e médias empresas do setor e indicar pontos de melhoria que possam trazer mais eficiência e redução de custos. A ferramenta está disponível no site do NEST (inserir link) e é de utilização gratuita.
A ferramenta consiste num questionário, desenvolvido pelo NEST - Centro de Inovação do Turismo, em parceria com a PwC e o apoio do Turismo de Portugal, adaptado a três segmentos de atividade de turismo - Alojamento (Hotelaria, Alojamento Local e Parques de Campismo), Agências de Viagens e Agentes de Animação Turística - permitindo às mesmas a avaliação da sua pegada de carbono. Para além disso, a ferramenta vai permitir ao NEST o estudo da adoção de políticas de sustentabilidade por parte do setor.
Para calcular a pegada de carbono, cada entidade deve preencher no questionário os valores relacionados com os seus consumos de energia, água e resíduos, recebendo, no final, o resultado com a sua pegada, assim como uma série de sugestões para que a possa reduzir. O objetivo é dar a estas empresas algumas estratégias que podem trazer maior eficiência na utilização de recursos, assim como oportunidades de redução de custos.
“Queremos dar a estas pequenas e médias empresas, que compõem grande parte do setor, a possibilidade de avaliarem a sua pegada de carbono, e assim agirem por forma a melhorar a sua sustentabilidade ambiental. Acreditamos que este é um passo essencial para que qualquer empresa do setor tenha acesso a uma ferramenta de gestão sem encargos financeiros, para que possa tomar medidas no sentido de se tornar mais sustentável também economicamente”, explica Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Desenvolvida em torno dos temas de sustentabilidade mais relevantes para o setor do Turismo, a ferramenta T+ engloba informação útil, curiosidades e boas práticas sobre o tema da sustentabilidade no setor. Está dividida em oito pilares de sustentabilidade: Gestão e comunicação; Cadeia de valor; Energia; Água; Resíduos; Biodiversidade; Comunidade e inclusão; Cultura e património. Cada pilar possui um conjunto de questões para recolha de informação qualitativa e quantitativa que permitirão avaliar o desempenho da PME nos aspetos ambiental, social e cultural.